Oficina G3 em João Pessoa

Posted: segunda-feira, 25 de abril de 2011 by Radar - Pescador de Homens in
5

                                                                         Foto: @oficina_g3
        

         Sábado, 16 de Abril de 2011. Após alguns meses de ampla divulgação e muita expectativa entre os fãs, chega o dia de mais um show do Oficina G3 em João Pessoa. 1 ano e meio após a sua última vinda à capital paraibana, tudo indicava que teríamos um show memorável: ginásio lotado desde cedo, produção muito bem feita e a banda passando por sua melhor fase.
          Por volta das 22 horas as luzes do Clube Cabo Branco se apagaram. Um público inflamado convoca o Oficina G3 ao palco com gritos de "DDG" - como o álbum "Depois da Guerra" ficou conhecido entre os fãs. Chamado atendido. Ao som da introdução do CD/DVD, que nos leva um verdadeiro clima de guerra, os seis músicos subiram ao palco. Os primeiros riffs de "Meus Próprios Meios" soaram como uma resposta à convocação do público, que naquele momento já não parava no chão.
          De peso, muito peso. Assim defino a primeira parte do show. Peso da sonoridade adotada pelo Oficina nos últimos anos, peso das mensagens passadas nas letras. São poucas as bandas cristãs com capacidade e coragem para romper com as composições óbvias e escrever sobre questões que incomodam e nos levam a refletir - é comum ouvirmos questionamentos em trechos das letras(principalmente nas mais recentes).
          O vocalista Mauro Henrique merece um destaque especial. Falar de sua potência e técnica vocal não é nenhuma novidade, mas confesso ter ficado admirado com a evolução dele no palco, mostrando-se totalmente adaptado a posição de front man de uma grande banda.
          Aliás, a competência ao vivo é uma das marcas do Oficina G3. E Celso Machado e Alexandre Aposan, membros não-oficiais, são peças fundamentais para a banda ter atingido o nível atual.
          Mas nem só de guitarras distorcidas vive o G3. As músicas mais leves são parte importante na história da banda. "Continuar", "A Ele" e "Incondicional" foram as baladas da noite. As três mensagens se completam, as melodias são lindas e os solos falam por si.
          Ainda nesse clima mais tranquilo , Jean Carllos, tecladista virtuoso e de grande presença de palco, trouxe uma reflexão, para cristãos e não-cristãos, sobre a diferença entre religiosidade e intimidade com Deus.
          É o próprio Jean quem assume os vocais da música seguinte. "Humanos" é um dos grandes sucessos dos quase 25 anos de Oficina G3. Em meio aos gritos de "Quando vamos viver a vontade do Deus Pai?", Duca Tambasco faz um solo que meus amigos e eu definimos como "monstruoso".  Duca que nessa fase DDG tem participação constante e importante nas linhas vocais.
          Naquele momento o show já era memorável. Poucas bandas brasileiras tem músicos tão virtuosos. Nós paraibanos temos raríssimas oportunidades de ver uma banda desse nível em ação. E quem não acompanha o Oficina tão de perto foi brindado com uma grata surpresa: um cover de Alive, música da banda americana P.O.D.
          Começaram as despedidas. Mesmo em meio aos pedidos de músicas mais antigas,  "Depois da Guerra" é quem costuma fechar os shows dessa turnê. E essa faixa reflete o cd como um todo: mensagem importante e um misto sensacional de peso e melodia. Mr.Afram ainda nos brindou com mais de 3 minutos de um solo no melhor "estilo Juninho". Ao som de "God Gave Rock n' Roll to You", o Oficina G3 se despede do melhor show que já fez em terras paraibanas.
          Parabéns ao pessoal do Renova Jampa por produzir um evento com estrutura à altura da daquela que considero a melhor banda de Rock do país, acima de qualquer muro que divida o Gospel do Secular. Ir ao show do Oficina G3 é uma experiência única; é mais do que música. Saí de lá motivado a levar para o meu dia-a-dia o que cantei e ouvi naquela noite marcante...


Luan Matias

5 comentários:

  1. Unknown says:

    belas palavras... tbm fui a um show deles no começo do ano no Playcenter em SP .. foi uma experiencia incrivel.. dia 28 de maio tem denovo

  1. Opa, cheguei aqui através de um Tweet da Oficina G3.

    http://twitter.com/#!/oficina_g3/status/62937322676699136

    Acompanho a banda há algum tempo e nunca perco um show da banda aqui em Mossoró-RN. Realmente este momento é o auge da banda. Quem acompanha a banda, percebe isso a cada novo álbum... uso apenas uma palavra para definir a banda agora: ESPETACULAR!

    Deus abençoe a todos!

    Ah, excelente texto Luan Matias. Muito agradável sua linguagem. Abraço!

  1. Incrível sua descrição da banda. Não sou muito de escutar eles, mas do jeito que vc falou me instigou a ouvi-los.
    Parabéns!
    Ah, e o show deve ter sido ótimo.

  1. Ao passar pela net encontrei o seu blog, estive a ler algumas coisas e posso dizer que é um blog fantástico,
    com um bom conteúdo, dou-lhe os meus parabéns.
    Se desejar faça uma vista ao Peregrino e servo e deixe o seu comentário.
    Sou António Batalha, do Peregrino E Servo.