Radar Musical [Pump]

Posted: sábado, 1 de maio de 2010 by Radar - Pescador de Homens in Marcadores:
2

          Hardcore melódico, algumas pitadas de Punk Rock, riffs cuidadosamente elaborados, uma linha vocal bem encaixada e marcante. Essas são algumas das características da banda pernambucana Pump. Na ativa há mais de três anos, acabam de lançar seu primeiro EP – Nunca Desista.
          Tocando letras de temática cristã, a Pump já dividiu palco com bandas conhecidas nacionalmente, como Dead Fish, Dominatrix, Sugar Kane e Tribo de Jah. Recentemente deram entrevista para MTV, em um programa sobre meninas no hardcore. Neste momento preparam-se para sua primeira turnê pelo sudeste, em maio.



Através de um bate-papo com a Vocalista e Guitarrista, Francielle Amaral, você conhece um pouco mais sobre a Pump.


Fale um pouco sobre o início da banda.
Bom, a banda surgiu em 2007. Rafaela (bateria) e eu já tocávamos juntas em outra banda que acabou se transformando na PUMP. Depois entrou Fanny (guitarra) e por último Carla (baixo/backing vocal), completando nossa atual formação. O nome Pump significa impacto, explosão, é mais ou menos o que a gente quer causar!

Como é a cena do Rock em Pernambuco?
A cena daqui é meio confusa. Existe muita disputa interna entre as bandas, o que atrapalha bastante o meio. São poucas as bandas que se propõem unir com outras. Mas sempre que convidadas estamos presentes e às vezes organizamos alguns eventos também.

Embora composta por evangélicas, existem alguns questionamentos sobre a Pump ser ou não uma banda cristã. Explique o que é verdade, o que é apenas boato e o porquê de haver essa dúvida.
Vou explicar: Rafa, Carla e eu somos cristãs protestantes, de igrejas evangélicas. Fanny é católica. Somos uma banda que não se rotula gospel, não gostamos muito deste termo, mas respeitamos quem adere. Não vamos subir no palco e fazer pregações, temos uma fé em comum e é natural que ela chegue às pessoas através de nossas letras e de nossas atitudes. Muitos perguntam, ficam curiosos e até decidem conhecer nossa religião por causa disso. Somos cristãs SIM, mas não somos uma banda GOSPEL.

Falando nisso, não podemos deixar de destacar que vocês conquistaram o respeito de um público diversificado, independente de rótulos. Já rolou algum preconceito por vocês serem cristãs?
Que eu me lembre não. Preconceito de fato não. Algumas pessoas se surpreendem, pois têm uma “imagem de crente" bem diferente. Mas conseguimos respeito em todos os lugares aonde vamos porque sabemos respeitar os outros.

A Pump conseguiu o que pra maioria das bandas independentes é apenas um sonho distante: patrocínio. Como foi que aconteceu? Qual é a relação da patrocinadora com vocês?
Pois é, a Mylly´s tem dado um super apoio à banda. Foi meio que na cara de pau(risos). A gente mostrou umas músicas e fotos e a empresa achou interessante nos ter representando sua imagem. Fizemos uma participação em um ou dois eventos da empresa informalmente, então ambos decidimos fechar um contrato de apoio. Tem sido muito bom, a marca é super legal e combina bastante com nosso estilo.

Uma banda de hardcore, feminina e nordestina deve sofrer alguns preconceitos. Como lidam com isso?
Até que não, o preconceito das pessoas fica até a hora de subirmos no palco. Não queremos ser mais uma banda de meninas que toca só porque é diferente ver mulher tocar. Queremos ser reconhecidas pela nossa música e pela qualidade dela.

Quais os planos/metas pro futuro? É verdade que vocês tem uma turnê no sudeste ainda esse semestre?
Vários planos e metas (risos), mas ainda no papel. Vamos tocar no ladysfest em São Paulo. Serão quatro dias de festival e estamos super empolgadas. Uma coisa que ainda não tínhamos feito era ir ao sudeste. Estamos fechando também outros shows por lá, além do festival. Acho que vai ser muito bom.

Como enxergam iniciativas como a do Radar Ph? Deixe um recado pro pessoal que acompanha o blog.
Muito legal! Hoje em dia tudo funciona pela internet. É muito bom ter um lugar onde as pessoas possam conhecer um pouco mais do nosso trabalho e dos nossos pensamentos. Um super abração prá todos que acompanham o blog, muito sucesso pra todos e até a próxima.



2 comentários:

  1. Ficou muuuuuito boaaa a entrevista, sem brincadeira, tá muito boa mesmo, tive a oportunidade de conhecer a Pump faz pouco tempo e ficar sabendo mais coisas delas através do blog é sensacional! Sucesso para a Pump e sem dúvida pra vocês responsáveis por esse blog! =]]
    Deus abençoe muito a trajetória de ambos ^^

  1. a cada dia esse blog surpreende mais..eheheh
    que banda massa. mesmo sem serem evangélicas elas tem uma meta e um alicerce, levar Jesus à todos os ouvidos.
    ^^